A história da Celg

Com o desenvolvimento do estado e o crescimento ativo da população, fez com que ainda a partir da mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para Brasília, houvesse o aumento da produção de energia, o que fez com que a Celg – empresa responsável pela distribuição de energia no estado de Goiás, tivesse que aumentar a demanda de distribuição de energia, assim como os equipamentos.

Além da já existente Usina da Cachoeira Dourada, em 1970 iniciou-se a construção das usinas Lageado no norte e Lages e no norte mais acima, assim como sistemas de distribuições como linhas e subestações de 135, 69 e 34 kw associadas.

Em meados da década de 70, foi construída a terceira etapa da Cachoeira Dourada, colocando mais 255 MW  ao sistema e também um conjunto de outras obras que agregavam mais ainda 138 e 230 KW, principalmente no sul e no norte do estado.

250px-rioparanaiba-furnas-represadeitumbiara-2007

Além disso, foi construído como maneira de reforço para a energia, a Usina hidrelétrica São Domingos e Isamu Ikeda, tudo para que o nordeste desse estado tenha total acesso a energia em suas casas.

Com isso, nós podemos concluir que temos muitas usinas hidrelétricas no nosso país, são mais de 110 usinas hidrelétricas, além das pequenas distribuições que existem no nosso país, tudo feito para que a energia seja distribuída uniformemente para a população que aqui habita.

No estado do Goiás, está a 9 maior hidrelétrica do nosso país, que é a Itumbiara, localizada entre Goiás e Minas Gerais, começou a operar em 1981 e tem 6 unidades geradoras com a capacidade instalada de 2.082 MW, ela consegue armazenar até 20% do armazenamento de água do sub-sistema do Rio Paranaíba.

Tem a altura máxima de 106 m, ficando 520 metros acima do nível do mar, sua queda é de 80,2 metros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *