Hidrelétricas no Brasil

Você sabia que cerca de 90% da energia elétrica que é gerada no nosso país é produzida por hidrelétricas?

Já havia se iniciado a construção das usinas hidrelétricas antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, porém foi somente após o fim da guerra que elas começaram a ter uma certa significância aqui no nosso país.

Mesmo que o Brasil seja o terceiro maior país com potencial hidráulico do mundo, nós ainda temos que importar energia, pois a nossa Usina de Itaipu, a segunda maior do mundo, não é inteiramente brasileira, sendo metade do Paraguai. Dessa maneira, nós ainda temos que comprar boa parte da nossa energia da usina que fica em um pedaço das nossas terras.

Além da usina de Itaipu, nós também importamos energia das hidrelétricas argentinas de Yaceritá e Garabi.

itaipu-16

Porém, esse custo de importação de energia poderia ser reduzido, já que nós só exploramos o total de 25% do potencial brasileiro hidrelétrico que temos disponível no nosso país. Porém, diante de tudo isso, iríamos entrar em desgaste com as questões burocráticas que envolvem todo esse uso, como o orçamento e o planejamento administrativo que é exigido.

Não podemos ignorar também as questões ambientar, que envolvem população que mora ao redor do local e também todo o meio ambiente que pode ser destruído pela inauguração de mais hidrelétricas ou apenas o aumento do porte.

Muitas dessas usinas hidrelétricas são comandadas por empresas privatizadas ou do governo, variando de região e de empresa, no caso da Celg, ela é privatizada em parte e a outra, é do estado, ela cuida da distribuição de energia do estado de Goiás.

Para que você consiga tirar a sua Segunda Via Celg, é possível fazer isso por meio do site oficial e tendo toda a documentação necessária em mãos, caso ainda tenha dúvidas, ligue para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *